4 Características que devemos Cultivar para o nosso Bem-estar

A cultura fitness cresceu muito nos últimos anos, e ser saudável virou sinônimo de estar presente na academia todo dia e malhando pesado para conseguir bons resultados. Entretanto, existem muitos aspectos intangíveis em ser saudável que não estão envolvidos no ato de se exercitar fisicamente e se diferenciam de outras áreas da saúde como a do cabelo.

Ter disciplina

Criar disciplina é algo fundamental na vida dos seres humanos. É uma característica que nos possibilita nos focar ao que realmente importa, sem perder tempo procrastinando demais em outras atividades que julgamos serem mais prazerosas e fazendo com que “ponhamos a mão na massa ” e apresentemos grandes resultados em nossos projetos e vida diária.

Disciplina pode ser conquistada através de pequenos hábitos como arrumar a cama toda a manhã. Parece um ato sem importância, porém é uma das primeiras tarefas que temos, e é através dela que podemos construir nosso senso de responsabilidade e autoestima para prosseguir com o nosso dia.

Ninguém consegue explicar a importância de ato tão pequeno melhor do que o Admiral McRaven, um almirante da marinha americana que realizou este discurso bem inspirador.

*disponível legenda em português no vídeo

 

Criar responsabilidades

É claro que ter responsabilidades muitas vezes nos assusta. Temos medo e muitas vezes preguiça de assumir novos compromissos, porém um dos elementos mais importantes das nossas vidas é poder corresponder com a expectativa que nos colocam.
É saudável encarar responsabilidades como um novo desafio, algo que possa nos fortalecer como indivíduos ou nos ensinar algo. Nada é tão animador quanto considerar uma tarefa como difícil e perceber que conseguimos realizá-la.
Por isso muitas pessoas que optam por ser ociosos e preguiçosos sempre possuem e transmitem a sensação – e a aparência – de ser alguém lento, sem vigor ou fraco.
Ter objetivos profissionais ou pessoais significam exatamente essas novas responsabilidades e desafios
que desejamos atingir.

paperwork-3154814_1280

Orientação por objetivo
Falando em objetivos, eles são extremamente importantes. Ter objetivos é o que traz substância à nossas vidas e nos norteiam para que possamos atingir novos patamares e desfrutar de novas satisfações.

Ter objetivos é saudável, porque conseguimos trabalhar várias características pessoais através deles. Muitas vezes precisamos ter coragem e disposição para ir atrás de objetivos significativos, por exemplo: determinar conseguir um novo emprego que traga mais satisfação.

É bom estabelecer um prazo para atingirmos objetivos, caso contrário eles vão se tornar secundários ou cair no esquecimento. Começamos a postergar objetivos porque eles não possuem uma data limite para realizá-los, viram infinitos e sem importância.

Ler é uma forma de poder se inspirar em exemplos de pessoas que obtiveram sucesso em realizar suas metas pessoais, e é sobre o ato de lei que vou falar no próximo tópico.

arrow-2889040_1280

Leitura Voraz
Os benefícios da leitura são imensuráveis. Ler enriquece nossa percepção de mundo; aumenta nossa criatividade; faz com que raciocinemos mais rápido; e nos torna mais críticos e valiosos intelectualmente.

Livros são ferramentas que usamos para poder nos enriquecer e possuirmos conteúdo para oferecer aos nossos semelhantes. É uma sensação extremamente prazerosa poder ser uma referência de conhecimento para aqueles que convivem com nós.

E o mais interessante é que o ato de ler possui às características citadas acima. Ler requer disciplina, é necessário ter constância e sempre reservar um horário do dia para se dedicar a leitura. Uma leitura saudável é aquela que não é leviana, portanto, devemos nos comprometer e assumir a responsabilidade de terminar um livro que começamos e achamos interessante. E é sempre bom estabelecer como objetivo terminar um livro até determinado dia ou mês, pois dessa forma treinamos as duas características anteriores e nos obrigamos a absorver o conteúdo de forma mais dinâmica.

Ler é algo que pode ser muito frustrante às vezes, principalmente quando estamos nos aventurando em ler um conteúdo mais difícil, porém, sempre que terminamos um livro a sensação que sentimos é como ter conseguido escalar uma montanha ou correr uma maratona, nos sentimos mais fortes e realizados com nós mesmos.

reading-925589_1280

Conclusão
O mundo fitness veio para ficar, e fazer atividades físicas é excelente para a manutenção da saúde e nos ajuda a trabalhar muitas características pessoais, como a autoestima.

Entretanto, é importante não nos esquecermos que devemos nos dedicar à outras características que fazem parte da nossa vida diária e que podem nos ajudar de vários modos.

Trabalhar essas características fornece disposição e bem-estar e o mais importante é que elas não vão cobrar nenhuma mensalidade para podermos exercitá-las, somente a nossa percepção de que são importantes para nós.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s