Saúde do Cabelo

Logona-Naturkosmetik_Haarpflege_Haare-blond
Você sabia que o ser humano desde a sua fase embrionária já trás todos os folículos capilares que levará pela vida toda? Cabe a nós cuidarmos senão podemos perdê-los e quando isso acontece é definitivo. O organismo não produz novos bulbos capilares. Além disso, o cabelo possui diferentes fases de crescimento, vamos conhecê-las?
Anágena
É a primeira fase, a fase do nascimento do fio. Dura até sete anos, e a maior parte dos folículos que estão na sua cabeça nesse momento estão nessa fase, que podemos chamar de repouso.
Catágena
É a segunda fase e dura quatro meses. Nessa fase o cabelo começa a se preparar para cair.
Telógena
É a terceira fase, quando o cabelo finalmente cai.
Após a fase telógena, uma nova fase anagena se inicia e um novo fio toma o lugar do fio que caiu. Porém, se as condições do couro cabeludo não forem favoráveis, o cabelo pode não renascer, e aí começa o problema.
 
4 Fatores que impedem o crescimento correto do cabelo
Fator Genético
O fator genético, muito comum nos homens, chamamos de alopecia androgenética, ou calvície padrão, onde o homem herda dispositivos ativos a um hormônio chamado DHT (Dihidrotestosterona) que é a fusão de uma enzima chamada 5 alfa redutase com o testosterona que se metaboliza e se transforma nesse hormônio que é importante (por exemplo, para libido do homem e a lubrificação da próstata), mas o excesso dele é jogado para o topo da cabeça, onde cria uma atrofia dos bulbos capilares e provoca um derrame de oleosidade no couro cabeludo. Esse ambiente criado é propício para fungos e bactérias que entopem os bulbos, prejudicando o renascimento de novos fios.
Também pode acontecer com as mulheres, em um nível menor.
 
Eflúvio Telógeno
Ocorre quando o cabelo inverte a ordem das fases de crescimento e pula direto para a fase Telógena, que é a fase de queda do cabelo. No eflúvio telógeno, o cabelo cai fora de controle. Dentro os diversos eventos que podem desencadear o eflúvio telógeno temos o pós parto, febres, infecções, doenças, cirurgias, stress e por falta de vitaminas específicas (muito comum em dietas restritivas).
Alopecia Areata
Dentre as diversas alopecias, temos a Alopecia Areata que é uma doença auto imune, onde o organismo combate os folículos capilares como se fossem invasores e cria o que popularmente como peleira. Isso pode ocorrer em qualquer idade e em várias proporções. Pode ir de uma pequena parte do couro cabeludo até o corpo todo (no caso da Alopecia Areata Universalis).
Má Higiene do Couro Cabeludo
O fio de cabelo é célula morta, mas o bulbo capilar, como falamos anteriormente, é bem vivo! Dessa forma, precisa ser bem cuidado e higienizado corretamente para que o folículo possa respirar e não tenha obstáculos para seu renascimento.
Espero que você possa ter aprendido ainda mais sobre o cabelo! Qualquer dúvida deixe no comentário, estou á disposição. Até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s